27 de agosto de 2011

Janet Dailey - Saga Dos Calder


Os donos da terra

Sob um céu límpido, as planícies de Montana se estendiam até o horizonte longínquo num mar ondulante de relva. Este pasto grande e esparramado era interrompido por morros isolados e ravinas ocasionais. Era uma terra imensa, quase vazia, sempre desafiadora. Sua vastidão fazia o homem pequeno menor e o homem grande rei.Onde antigamente pastavam os búfalos felpudos, um rebanho de 600 animais de pêlo vermelho, gado Hereford, estava reunido num bolsão da planície. Forçados a ficar ali por um grupo de cavaleiros que os rodeavam, os animais mugiam o seu descontentamento. No meio de toda essa confusão, vaqueiros trabalhando aos pares entravam a cavalo no meio do rebanho para lenta e metodicamente separar o gado inferior... as vacas estéreis, as vacas com crias de primavera fracas, e o ocasional novilho castrado que escapara ao recolhimento de gado do outono anterior.Webb Calder apontava o focinho do seu garanhão amarelado para a vaca que deveria ser separada do rebanho, depois sentava-se tranquilamente na sela e deixava o cavalo fazer o serviço. O garanhão era da cor do felino amarelo do qual tirara o nome, cougar. No instante em que a vaca era isolada, o garanhão frustrava todas as suas tentativas de se reunir ao rebanho abaixando-se, parando instantaneamente, e adiantando-se com a velocidade de um gato.

A terra do Calder

A Terra dos Calder, a continuação do vitorioso Os Donos da Terra, é uma história de amor, acima de tudo. Mas é também uma história de coragem, ambição, orgulho e vontade. É uma história de conquistas e de luta contra hostilidades, desenvolvida numa planície por onde vagueiam, livres e sem leis, índios, lobos e renegados.A Terra dos Calder é mais um sucesso de Janet Dailey. E isso já diz tudo.

A luta pela terra

Benteen Calder assistia aos trabalhos do lado de fora. A grande aba do chapéu sombreava o rosto queimado de sol, escondendo parcialmente o olhar inquieto e analítico. Os cabelos negros tingiam-se de prateado, os cinquenta anos colocando algum peso naquele corpo de ossos largos, sem dúvida típico dos reis do gado. Pedaço por pedaço, ele construíra a fazenda Triplo C com seu suor, seu sangue e sua astúcia. Lutara com criminosos, índios renegados e vizinhos ávidos por tomar-lhe o rancho. Sempre existiria alguém querendo fazer isso. E o homem que dera seu nome a Chase Benteen Calder sabia disso.

O amor pela terra

Ty Calder era um estranho no poderoso império que herdara - os pastos que se estendiam até a linha do horizonte, onde a terra se unia ao céu azul de Montana. Ele aprendeu os segredos da vida de fazenda com a jovem Jessy, que conhecia aquelas terras como a palma da mão, Só que ele adorava a glamourosa Tara, de cabelos negros, fruto do novo Oeste dos negócios, onde mandavam o poder e o dinheiro. Tara seduziu Ty, ansiosa para ser a soberana do reino dos Calders. Mas quando a gente de Tara acorreu para explorar a fortuna que se escondia sob as pradarias, foi Jessy que lutou ao lado de Ty, enfrentando a morte para defender as terras que ele jurara manter na família

A série completa: [Só os 4 primeiros livros foram traduzidos para o português]

1. This Calder Range (1982) – Os Donos da Terra
2. Stands a Calder Man (1983) – A Terra dos Calder
3. This Calder Sky (1981) – A Luta pela Terra
4. Calder Born, Calder Bred (1983) – O Amor pela Terra

5. Calder Pride (1998)
6. Green Calder Grass (2002)
7. Shifting Calder Wind (2003)
8. Calder Promise (2004)
9. Lone Calder Star (2005)
10. Calder Storm (2006)
11. A Calder Christmas (2010)




Nenhum comentário:

Postar um comentário