5 de dezembro de 2010

CONTRA OS TRADUTORES DE LIVROS!

Séra Que Os Tradutores De Livros São Burros???


Gente,  já repararão como os tradutores de livros, os traduzem mau? Sim? Não? Pois, eu já ! As vezes colocam títulos tipo "nada haver" ou embola "todo o meio de campo" , nos fazendo pensar que o livro é uma DROGA, quando na verdade quem é uma DROGA é o tradutor.
Os livros da autora Diana Palmer, por exemplo, seus seguem uma sequência e os tradutores, que nunca são os mesmos, colocam pares diferentes, confundindo a gente. No livro Sempre Te Amei ( Diana Palmer), ele troca diversas vezes os nome do Cag e  do Léo Hart,  fazendo uma troca de pares. Muitas vezes eles colocam outros nomes em livros já traduzidos  ou altera os nomes dos personagens principais, o que dificulta achar o livro que queremos. Vejamos Alguns exemplos:
O livro inicialmente intítulado como, Tudo Por Um Beijo, ganhou outro nome, A Mulher Da Sua Vida.
A personagem  originalmente Coreen Tarleton  ganhou o nome de Beatrice. E esses foram apenas alguns exemplos, tem outros casos em outros livros da mesma autora e de outra autoras. Frustante não??? Claro que é!!!
Eu adoro ler livros, mas alguns ficam horríveis, quando estão mal traduzidos. A um tempo atrás, eu li um livro da   Jane Porter, chamado Tudo Ou Nada, de tudo o que li, eu não entendi nada. No começo eu achei que o problema era com a srta. Porter, mas depois me dei conta que tinha lido dois livros dela : Tentadora Paixão e Forte Emoção . Esses dois livros eram bons e estavam bem traduzidos, o que fez uma grande diferença.
Quando os livros vão para outros países, ele é traduzido, ganhando um título que nem sempre corresponde ao original, mas a história do livro tem que ser traduzida fielmente, igual a original. Nem sempre é o que ocorre, claro. Tem livros que vem tão diferentes que nem parecem ter sido escrito pela mesma autora que admiramos.
Bem agora vocês sabem, se lerem um livro e achar que ele está confuso e estranho, não culpem a autora, mas sim, o tradutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário